A Tecnologia na Educação Infantil de zero a três anos


A Tecnologia na Educação Infantil de zero a três anos 

Introdução

Ao longo das pesquisas desenvolvidas sobre o uso das tecnologias na educação, e em especial a busca de projetos com crianças utilizando as tecnologias, um ponto é irrefutável: o interesse das crianças nas atividades desenvolvidas. O ideal para inserir essas crianças que estão tendo acesso às tecnologias na sociedade da informação de forma responsável é desenvolver nela seu potencial criador.
Muito se tem discutido sobre o uso das tecnologias na sala de aula, e o trabalho com projetos de aprendizagem no espaço escolar. Neste trabalho, o aluno passa a ser o centro do processo educacional e o conhecimento se dá na ação e interação entre o sujeito e o objeto e entre os sujeitos. A proposta não está mais assentada nos conteúdos, mas nas indagações e nas problematizações que o aluno possa vir a construir a partir da pedagogia da incerteza, cujo principais teóricos são: Paulo Freire e Jean Piaget. O professor não é mais aquele que detêm o conhecimento, mas um sujeito mediador que, valoriza a autonomia do educando e seus saberes. O uso das tecnologias em sala de aula, por sua vez, deve proporcionar uma maior interatividade, cooperação entre os sujeitos, tornando as aulas mais atraentes, dinâmicas e interessantes, ou seja, enriquecendo ainda mais as aulas e promovendo a aprendizagem tanto de alunos como de professores. Neste sentido o objetivo deste projeto é discutir novas metodologias e recursos que possam ser utilizados com crianças ainda em fase inicial de alfabetização. Para isso, o educador deve estar atento à realidade de seus educandos e, principalmente, estar ciente de que não é a tecnologia em si que causa a aprendizagem, mas a maneira como as crianças e professores interagem com ela.

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